qUEM SOMOS
Nossa história
A Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro – FICCCERJ é uma recém criada organização da sociedade civil pública, sem fins lucrativos, e seu objetivo específico é apoiar e maximizar soluções no âmbito da indústria criativa cultural do Carnaval, em especial as Escolas de Samba, em todo o estado do Rio de Janeiro. Admitida através da reunião das principais lideranças do Carnaval do Rio de Janeiro, justifica sua criação com o apelo de organizar, fomentar, orientar, discutir o melhor desempenho das Escolas de Samba e do Carnaval fluminense. Empoderada pela presença de profissionais do cenário do Carnaval, a FICCCERJ defende a formação de um modelo diferenciado na relação com o segmento – Samba, Escolas de Samba e Carnaval.
Nossa missão
Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização do Carnaval, inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Nossa visão
Até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados; em todos os municípios atuando de acordo com suas respectivas capacidades e especificidades de cada cidade fluminense.
Nossos objetivos
Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente no âmbito do Carnaval, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso ao trabalho, renda no segmento Samba e Carnaval.
Aprimorar através de Rodas de Conversa, Seminários, Congressos e reuniões virtuais ou presenciaias a comunicação entre a FICCCERJ/ Maravalleye e todos segmentos do Carnaval fluminense aprimorando o segmento do Carnaval com foco na sustentabilidade, segurança no trabalho dos artífices,o trânsito e transporte doss fazedores do Carnaval, equalizando e promovendo a integração regional e transfronteiriça, na busca de melhores condições, para o trabalhador criativo do Carnaval.
Contribuir para o aumento do acesso às pequenas indústrias e outras empresas, particularmente nos municípios em pleno desenvolvimento voltados ao Carnaval, com fulcro aos serviços financeiros, incluindo crédito acessível e propiciar sua integração em cadeias de valor e mercados.
Aumentar e desburocratizar o acesso das micro e pequenas empresas a todos os serviços financeiros, garantindo crédito em condições adequadas à realidade dessas empresas, inclusive por meio de soluções tecnológicas inovadoras, para propiciar sua integração em cadeias de valor e mercados,otimizando a relação empresas e segmento do Carnaval.
Facilitar o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e resiliente do Carnaval em municípios, por meio de maior apoio financeiro, tecnológico e técnico às cidades do estado do Rio de Janeiro.
Apoiar o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação ao Carnaval, por meio de políticas públicas que assegurem um ambiente institucional e normativo favorável para, entre outras coisas, promover a diversificação industrial e a agregação de valor aos produtos criativos do Carnaval.
Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação e empenhar-se para oferecer acesso e a preços acessíveis à internet, até 2030, buscando garantir a qualidade, a privacidade, a proteção de dados e a segurança cibernética no ambito do Carnaval fluminense.
